domingo, maio 08, 2011

ESCREVENDO À MULHER-MÃE - DIA DAS MÃES


ESCREVENDO À MULHER-MÃE - DIA DAS MÃES


     A maior realização que cabe a Você é, sem dúvida, a formação intelecto-moral da personalidade de seu filho. Trabalho este de todos os dias, de todas as horas, de todos os instantes e que requer a sua própria transformação, no afã de ser tornar, tanto quanto possível, um exemplo vivo de conduta para assegurar o desempenho bem-sucedido de sua missão materna. Isto lhe exige, infatigavelmente, diuturno esforço de auto-educação tomando por Mestre o único que verdadeiramente o é - Jesus.

     Tal mister não é obra que se realize somente com palavras, nem é lição que se dê teoricamente e muito menos conhecimento que se transmita ao cérebro. Será, em realidade, resultado de um amor equilibrado, escoimado de egoísmo, amor de teor educativo. Será, ainda, resultado de um ambiente, no lar, de paz e harmonia, de candura e cordura, de compreensão e serenidade, de um ambiente espírita-cristão, que Você prodigalize a seu filho, induzindo-o, sem que ele nem sempre o perceba, a substituir os defeitos de que seja ainda portador, por virtudes que, no presente, sua condição de mãe o ajudará a adquirir e desenvolver. Será, assim, por força das circunstâncias e dever de ofício, resultado de Você poder enfrentar e saber resolver situações, quaisquer que sejam, que se lhe apresentem na esteira do tempo. Seu filho acompanha-lhe os passos, os movimentos - palavras, gestos, atitudes, tudo que Você faz ou deixa de fazer. É a educação pelos bons exemplos. Se é o que de bom e melhor lhe apraz passar, em benefício da estruturação do caráter dele, o mérito é todo seu e de mais ninguém. Os meios e modos de agir corretamente, de que se fizer detentor, serão marcos luminosos ao longo do percurso de sua trajetória terrena.

     Mas, veja bem, se incorreto e impróprio o lastro de material que lhe foi passado, o caso muda de figura.

     Como conseguir que seu filho adquira calma, se a sua postura de mãe lhe dá demonstração de irritação?

   Como pretender possa ele cultivar tolerância, se Você se mostra intolerante com suas travessuras de criança e até mesmo ante peraltices de seus amiguinhos?

     Como pressupor seja sincero e leal, se a surpreende faltando com a verdade?

    Como intentar seja compreensivo e condescendente, se lhe nota intransisgência em quantos manifestem opiniões contrárias às suas?

     Como desejar desenvolva espírito de humildade, se lhe dá evidentes mostras de orgulho?

    Como almejar possua senso de justiça, se frequentes vezes repreende-o, ao invés de dispensar-lhe mais orientação e esclarecimento e, o que é pior, se ao castigá-lo nem sempre o faz por motivo justo?

     Se é o que, porventura, tem feito em prejuízo da formação do caráter de seu filho -releve-me que lho diga -, a responsabilidade é toda sua e a mais ninguém deve culpar senão a si mesma. É a deseducação pelos maus exemplos. Os meios e modos de agir desacertamente, de que ele se fizer detentor, serão espinhos e pedrouços ao longo do percurso de sua jornada terrestre.

     Se a Você foi conferido o privilégio do dom da maternidade, esteja certa de que forças extraordinárias, emanadas do magnânimo Espírito de Maria - Aquela Mãe que soube colocar a Vontade de Deus acima da sua, do imensurável Amor pelo Filho -, hão de sustentar-lhe a alma, tornando-a capaz de, malgrado presumíveis deficiências e fraquezas humanas, realizar junto ao rebento de seus amores os sacrifícios de sua condição materna, educando-se e educando-o.

     Outro não é senão este o primordial mister de precípua finalidade de tão árdua missão, devolvendo a Deus, aformoseado e enobrecido, o filho que lhe foi confiado para, objeto de zelos e desvelos, ser trabalhado pelas suas abençoadas mãos. 

Passos Lírio



Fonte: Revista Reformador, Órgão da Federação Espírita Brasileira - Maio/1999







Um comentário:

  1. Amigos, um belo presente pras mães é livro As Mães de Chico Xavier, fala um pouco sobre filme e tem muitos relatos e cartas psicografada.
    Encontrei nesse site pra postar pra vocês: http://www.vitrineespirita.com.br/dvd-as-m-es-de-chico-xavier.html

    ResponderExcluir