quinta-feira, dezembro 23, 2010

Um espírito no 13º. Movimento Você e a Paz em Salvador/BA

Na praça do Campo Grande em Salvador/BA aconteceu o encerramento da 13ª edição do Movimento Você e a Paz. O momento se revestiu de grande significado. O público calculado em cerca de trinta mil pessoas participou ativamente. Os presentes vibravam e aplaudiam cada momento. Um grandioso espetáculo em prol da paz, da não violência. A parte artística, composta de conjuntos musicais, causou impacto, foram ovacionados.

Encerrando o momento de arte, o cantor e compositor Nando Cordel encantou e fez com que a emoção brotasse nos sentimentos de todos os presentes.

Personalidades, físicas e jurídicas, que se destacam em favor da paz no mundo, foram agraciadas com o Troféu e Diploma Você e a Paz, uma láurea instituída pela Mansão do Caminho no ano de 2000. São três segmentos destacados. A pessoa que se doa, a instituição que faz e a empresa que viabiliza.

Os agraciados no ano de 2010 foram: CEBRAPAZ (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos que Lutam pela Paz); Fundação Arte de Viver; Escola Picolino de Artes do Circo; e o ator Renato Prieto, que desempenhou o papel de André Luiz do Filme Nosso Lar.
Os oradores, Rute Brasil Mesquita, Deputado Luiz Bassuma e Marcel Mariano, focaram seus discursos no patamar em que humanidade ainda se encontra, agressiva, violenta. Apesar desta constatação, os atos

violentos não são compactuados pela maioria, destacaram. O homem, embora ainda não conseguindo desarmar-se e praticar a não violência, tem alcançado, com grande esforço, construir na sua intimidade a paz, pacificando-se para tornar-se um pacificador, como tantos vultos da humanidade e do Brasil

lograram alcançar. A paz é possível, foi o grande enfoque abordado nas oratórias. Cada um pode, por sua vez, atuar na promoção da paz, primeiramente consigo, e após com o próximo, agindo com respeito, concedendo o perdão e amando incondicionalmente.
Divaldo Pereira Franco, um arauto da paz, detentor de enorme bagagem em prol da paz e da não violência, educador por excelência, historiando a trajetória de violência da humanidade, afirmou que as conclusões são as mais lamentáveis possíveis. A falta de educação, os lares que foram destruídos, a desintegração da família em nome do modernismo, a exaustão das funções sexuais, que para poder prosseguir na sua libido, necessitam do auxílio de substâncias químicas, as injustiças sociais, a impunidade, são algumas das causas de aflições, geradoras de violências praticadas pela criatura humana.
A solução encontra-se em uma assertiva do eminente filósofo francês Allan Kardec, onde assevera que a

educação é a única solução para o problema do materialismo e da iniquidade, não a educação formal, dos livros, a curricular, mas a educação dos sentimentos morais, com valores éticos.
O arauto da paz destacou os feitos de várias personalidades na construção da paz permanente, isto é, a paz íntima que se exterioriza em ações pacificadoras. Ilustrou, com fatos, que a paz é plenamente possível. Na sua magistral oratória, e apoiado em ações, Divaldo demonstrou que todos são capazes de implementar a paz, modificando paulatinamente a estrutura psicossocial da humanidade através de ações educativas e dignificadoras da criatura humana.
A violência morre no algodão da compaixão, ela silencia a sua voz no silêncio grandioso do amor, da ternura, da solidariedade, sentenciou o querido orador baiano. Para sermos realmente pessoas de paz é necessário recordar as palavras do Profeta Elias, o fruto da justiça é a paz.
É necessário que construamos um grupo de ativista do amor e que exerçamos ações em nome desse amor, em prol da paz. O amor é o nosso grande desafio, é um convite da vida para aqueles que amam. Que amem mais e não tenham vergonha de proceder bem, como foi versado pelo insigne Rui Barbosa. A criatura humana é investimento de Deus. A paz é possível quando o homem tornar-se pacífico e consequentemente ser pacificador, finalizou.
Com a emoção aflorada, a grande massa presente, em uníssono, cantou a canção Paz pela Paz,  capitaneada por Nando Cordel, o autor e Divaldo Franco. Os aplausos foram ensurdecedores. As pessoas abraçavam-se na praça. Estava encerrada, magistralmente, a 13ª edição do Movimento Você e a Paz. Estavam presentes os representantes da Suiça, do Paraguai, do Canadá e de diversos estados e cidades brasileiras.
TEXTO PAULO SALERNO.

   Assista o vídeo do encontro:





UM ESPÍRITO NO BAIRRO PITUBA, EM SALVADOR, NO 13º MOVIMENTO VOCÊ E A PAZ

Suely Caldas Schubert

Neste ano de 2011 participei, pela terceira vez, com um grupo de amigos do Sul, de MG, de SP e do Paraguai, do MOVIMENTO VOCÊ E A PAZ, uma vitoriosa iniciativa de Divaldo Franco e da Mansão do Caminho.
Durante seis dias acompanhamos Divaldo nas visitas aos bairros da linda cidade de São Salvador, levando a proposta da Paz, movimento arreligioso, sem caráter político, visando exclusivamente conscientizar as
pessoas da imprescindível necessidade de trabalharmos pela paz, que obviamente começa em nós.
O esforço desse trabalho de Divaldo Franco merece ser ressaltado, enaltecido e, sobretudo, servir de exemplo a ser seguido por todos os que se interessam em promover a pacificação das almas, o que nos levará a uma humanidade mais harmoniosa, solidária e feliz.
Assim, na noite de 17 de dezembro, sexta feira, fomos em caravana, acompanhando o médium baiano, ao bairro Pituba.
Eram 19 horas. Como sempre acontece, ao chegarmos encontramos o cenário perfeitamente organizado, para que o evento seja realizado com sucesso. Palco armado, decorado, iluminação e som excelentes. Pessoas vão
se aproximando, trazendo cadeiras, bancos, almofadas, sentando-se no gramado e, aos poucos quase duas mil pessoas aguardam o início. Nota-se que o público está atento, alegre, expectante.
Divaldo chega, Nilson ao lado, juntamente com a equipe da Mansão do Caminho e a festa tem início, pois todos querem receber um aperto de mão, uma saudação, um olá fraterno e carinhoso, que Divaldo distribui sorridente.
Quem estava triste, desanimado, cansado, pelas situações do dia-a-dia, num átimo se alegra e tudo se dilui, nesse convívio abençoado .
Às 20 horas alguns expositores convidados fazem a preparação do tema que Divaldo irá abordar. Os queridos Ruth Brasil e Marcel Mariano ali estão falando da paz, evidenciando, com muita propriedade, os benefícios da solidariedade entre todas as criaturas.
Em seguida é a vez de Divaldo, apresentando, de forma muito bela, a proposta do MOVIMENTO VOCÊ E A PAZ.
O público está atento. Em torno da praça, grandes edifícios, com muitas de suas janelas abertas e iluminadas, evidenciam pessoas que assistem e também participam, interessadas. O som espraia-se e

as palavras vão fluindo em cascatas luminosas.
O fi.nal é apoteótico, pois todos entoam, de mãos dadas, a linda canção Paz pela Paz, de Nando Cordel, numa única vibração de amor, de alegria e de paz, que repercute pela cidade.
O encerramento do MOVIMENTO VOCÊ E A PAZ ocorre sempre no dia 19 de dezembro, na praça de Campo Grande, data que a prefeitura de Salvador oficializou, através de lei Municipal, passando a fazer parte do calendário de comemorações da cidade.
Neste ano o público estimado na noite de encerramento foi de mais de 20 mil pessoas , embora dos prédios podia-se perceber um número expressivo de moradores acompanhando toda a solenidade.
Muito mais poderia escrever sobre esse grandioso movimento, entretanto meu objetivo, após citá-lo em linhas gerais, é relatar a comunicação mediúnica que ocorreu em nossa reunião da noite de 21 de dezembro, na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis, em Juiz de Fora, MG.
A seguir, em resumo, as palavras do Espírito comunicante, que falou por meu intermédio e que desencarnara muito jovem. Ele começa de forma direta:

- Eu estava lá, assisti tudo, bem ali na praça, desde o começo. Fui com um pequeno grupo e um guia, que nos levava como aprendizado.
Especialmente no meu caso, pois morei no bairro da Pituba. E foi exatamente ali, que comecei a trilhar o pior caminho que poderia escolher. Fui usuário do crack e morri por conta disso.
- Quase dez anos já transcorreram. Dizer o que sofri é difícil. Eu era de família classe alta, não vivia nas ruas, estava cursando faculdade, quando resolvi fazer uma experiência, que no meu modo de pensar, seria uma vez apenas. Mas não foi assim. Fraquejei total e outras vezes foram acontecendo.
Para encurtar a história, cheguei ao máximo e foi dessa forma que me transferi para este outro lado, com 22 anos apenas.
(O doutrinador, diante da pausa emocionada do comunicante, falou-lhe carinhosamente, procurando reconfortá-lo.)
Retomando a palavra, ele prosseguiu:
- Entretanto, o que mais me fez sofrer foram as recordações da minha família, que poderia estar assistindo, da janela de nosso antigo prédio, Divaldo Franco discursar. Mas se mudaram logo depois, para evitar lembranças dolorosas. E se estivessem eu poderia estar ali, ao lado deles... Eu poderia usufruir da companhia da minha família, debruçado na janela... Mas, aí de mim, eu estava sim, ali, mas no gramado, envolto em minha tristeza, tentando recompor a minha vida. Quero corrigir o meu erro. Estou aprendendo muito, através de amigos espirituais dedicados, que me ampararam e ao meu atual grupo.
- A proposta dos guias é preparar-nos para que um dia possamos também ajudar aos jovens que estão sendo vítimas das drogas. Mas por enquanto temos muito a aprender, pois junto a eles, os infelizes dependentes, iremos encontrar o outro grupo, o dos Espíritos maus, que se empenham em viciá-los, instigando tanto os traficantes quanto os jovens e crianças a essas experiências.
O comunicante, emocionado, despede-se, agradecendo o ensejo de assistir o Movimento Você e a Paz. O doutrinador, então lhe fala de Jesus, rogando ao Mestre que o abençoe. Todos os presentes, comovidos,
o envolvem em vibrações de amor e de compaixão. Ele pede que nos lembremos dele, e diz o seu nome: Rafael.
Uma vez mais nos conscientizamos da importância do movimento em prol da paz, que Divaldo empreende há treze anos. Nem de longe conseguimos avaliar a repercussão das visitas aos bairros, quando a mensagem é lançada e as sementes de luz se espraiam beneficiando a encarnados e desencarnados
O semeador saiu a semear. As sementes terão o seu tempo certo na leira dos corações.

(Textos e fotos recebidos em email de Lucas Milagre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário