sexta-feira, agosto 20, 2010

Homenagens para a trabalhadora espírita Florinda de Oliveira Daineze



Na noite de 14/08/2010, amigos, familiares e a sociedade de Auriflama prestaram uma homenagem a Florinda de Oliveira Daineze através de uma festa surpresa pela data de seus 67 anos completados no dia 18/08.   Além do bolo e guloseimas teve apresentações de dança, musica e depoimentos. Florinda é uma servidora de Jesus e da Doutrina Espírita em nossa cidade e região, e deixou uma profunda mensagem de agradecimento. (confira no vídeo)


O reconhecimento de todos pelo seu trabalho de mais de 40 anos pelo Espiritismo, através de seu exemplo, dedicação, renúncia, caridade e amor ao próximo.  
Ela que luta contra um câncer de pulmão, debilitada e sentindo dores não se queixou e  não deixou faltar o sorriso franco e demonstrar a alegria  de estar com os amigos e familiares, que é o patrimônio maior.   Florinda de Oliveira Daineze já foi presidente da USE Intermunicipal de Auriflama, também foi presidente do Centro Espírita Amor, Luz e Verdade e atualmente é presidente do Centro Espírita Caminheiros do Bem, o mais antigo da cidade que completa 65 anos em outubro próximo.
 Florinda é irmã do conhecido orador Alkindar de Oliveira. 







         Abaixo texto em tributo a Florinda oferecido por Luiz Guimarães (professor Tio Luiz) e publicado no jornal “A Folha de Auriflama”



TRIBUTO

            É uma das pessoas mais conhecidas em Auriflama. Escrever poucas palavras sobre ela é muito difícil, mas, farei o possível. Criou família com o seu marido, que já mudou de plano existencial. Integra família conhecida de todos: duas irmãs e três irmãos, se não me engano. Os seus pais já não estão mais entre nós. Trabalhou durante muito tempo como merendeira em escolas de nossa cidade. Assumiu o Espiritismo na década de 60, militando até hoje no movimento espírita auriflamense. Eu a considero a maior líder espírita de nossa cidade e uma das mais importantes personalidades espíritas da região. Não me lembro de tê-la visto dirigindo um carro do ano ou último tipo, mas nunca faltou aos seus compromissos doutrinários e sociais, dirigindo um Fusca, um Gol de modelo mais antigo, utilizando-se de ônibus ou até mesmo de uma carona amiga. Viajou e viaja muito. Também não posso afirmar que seja uma exímia condutora de veículos automotores, mas acho que nunca bateu o carro, pelo menos, de maneira grave. Nunca a vi com os nervos à “flor”da pele; talvez a tenha flagrado com alguma irritação passageira, dessas bem comuns. Como ocorre aos humanos, já atravessou vários tipos de tempestades, já trilhou caminhos pedregosos e já escalou montes e montanhas das mais diversas alturas. Teve também muitas alegrias, é claro!
            Fez e faz um trabalho social em nossa cidade, dos mais auspiciosos. Acudiu e orientou muitas pessoas e famílias. Assistiu a muitos doentes, espiritual e materialmente.
Entra numa mansão abastada ou numa mísera cabana com a mesma desenvoltura e carinho. Sempre atendeu a todos com a maior presteza e solidariedade.
            Hoje está passando por um problema de saúde, mas está em franca recuperação. Daí estar um tanto afastada de seu hercúleo trabalho. Na verdade, apenas reduziu suas atividades.
            É alegre e sorridente. Alguns quilogramas a mais nunca lhe tiraram a agilidade e a admirável disposição. 
Fui visitá-la, um dia destes, acompanhado de minha esposa. Afinal, somos amigos de longa data. Levar um alento, um consolo, uma palavra amiga, era minha intenção! Eu é que saí consolado!
            Dizer que é minha melhor amiga é pouco. Dizer que é minha irmã também não é muito! Preocupa-se comigo, às vezes, como se fosse uma mãe. Como sou filho adotivo, estou sossegado no quesito mãe: teria, neste caso, pelo menos, três!
            No meu acanhado entendimento da vida, vou tentar definir esta magnífica criatura: ela é iluminada!
            Ah! Na presente encarnação é conhecida como Florinda...

                                                                       Luiz Carlos Guimarães...



Nenhum comentário:

Postar um comentário