quarta-feira, outubro 27, 2010

''Síndrome Do Pânico"


Coração disparado,falta de ar,sensação de desmaio,esses são alguns dos inúmeros sintomas da síndrome do pânico.Eu já passei por isso,e hoje,me sinto mais forte,e praticamente curada,graças a minha fé em Jesus e a Doutrina Espírita que me trouxe muitos esclarecimentos a cerca do problema.
È importante salientar que a ajuda de um bom psicólogo e se necessário for o auxílio de medicamentos ajudam no tratamento.
Na verdade a síndrome do pânico, na visão espírita trata-se de resquícios que trouxemos de nossas vidas passadas, problemas esses,que não foram resolvidos, e agora em nossa reencarnação,surge com o medo.
Claro que Deus nos beneficiou com o véu do esquecimento,porque se lembrassemos de nossos erros passados,nosso medo,dor e sofrimento ,seriam maiores.
Se você estiver passando por isso ao ler este texto,saiba que não está sozinho,que com muita fé, e coragem todas as dores passam,pois,Deus nos quer FELIZES! (Postado por Liudmila Carla Pinheiro na Rede Amigo Espírita)

CONSIDERAÇÔES

Em 1980 foi estabelecido como sendo uma entidade específica, diferente de outros transtornos de ansiedade, aquele que passou a ser denominado como síndrome de pânico, ou melhor elucidando, como transtorno de pânico, em razão de suas características serem diferentes dos conhecidos distúrbios.

A designação tem origem no deus Pan, da Mitologia grega, caracterizado pela sua fealdade e forma grotesca, parte homem, parte cabra, e que se comprazia em assustar as pessoas que se acercavam do seu habitat, nas montanhas da Arcádia, provocando-lhes o medo.

Durante muito tempo, esse distúrbio foi designado indevidamente como ansiedade, síndrome de despersonalização, ansiedade de separação, psicas-tenha, hipocondria, histeria, depressão atípica, agorafobia, até ser estudado devidamente por Sigmund Freud, ao descrever uma crise típica de pânico em uma jovem nos Alpes Suíços. Anteriormente, durante a guerra franco-austríaca de 1871, o Dr. Marion Da Costa examinou pacientes que voltavam do campo de batalha apresentando terríveis comportamentos psicológicos, com crises de ansiedade, insegurança, medo, diarréia, vertigens e ataques, entre outros sintomas, e que foram denominados como coração irritável, por fim tornando-se conhecido como Síndrome de Da Costa, pela valiosa contribuição que ele ofereceu ao seu estudo e terapia.

A síndrome de pânico pode ocorrer de um para outro momento e atinge qualquer indivíduo, particularmente entre os 10 a 40 anos de idade, alcançando, na atualidade, expressivo índice de vítimas, que oscilam entre 1% e 2% da população em geral.

Na atualidade apresenta-se com alta incidência, levando grande número de pacientes a aflições inomináveis. Existem fatores que desencadeiam, agravam ou atenuam essa ocorrência e podem ser catalogados como físicos e psicológicos.

Já não se pode mais considerar como responsável pelos distúrbios mentais e psicológicos uma causa unívoca, porém, uma série de fatores predisponentes como ambientais, especialmente no de pânico.

Entre os primeiros se destacam os da hereditariedade, que se responsabilizam pela fragilidade psíquica e pela ansiedade de separação. Tais fatores genéticos facultam o desencadear da predisposição biológica para a instalação do distúrbio de pânico. Por outro lado, os conflitos infantis, geradores de insegurança e ansiedade, facultam o campo hábil para a instalação do pânico, quando se dá qualquer ocorrência direta ou indireta, que se responsabiliza pelo desencadeamento da crise.

Acredita-se que a responsabilidade básica esteja no excesso de serotonina sobre o Sistema Nervoso Central, podendo ser controlada a crise mediante aplicação de drogas específicas tais clonazepam, não obstante ainda seja desconhecido o efeito produzido em relação a esse neuro-receptor.

O surto ou crise é de efeitos alarmantes, por transmitir uma sensação de morte, gerando pavor e desespero, que não cedem facilmente.

A utilização de palavras gentis, os cuidados verbais e emocionais com o paciente não operam o resultado desejado, em razão da disfunção orgânica, que faculta a instalação da ocorrência, embora contribuam para fortalecer no enfermo a esperança de recuperação e poder trabalhar-se o psiquismo de forma positiva, que minora a sucessão dos episódios devastadores.

Não raro, o paciente, desestruturado emocionalmente e vitimado pela sucessão das crises, pode desenvolver um estado profundo de agorafobia ou derrapar em alcoolismo, toxicomania, como evasões do problema, que mais o agravam, sem dúvida.

É uma doença que se instala com mais freqüência na mulher, embora ocorra ambém no homem, e não se trata de um problema exclusivamente contemporâneo, resultado do estresse dos dias atuais, em razão de ser conhecida desde a Grécia antiga, havendo sido, isto sim, melhor identificada mais recentemente, podendo ser curada com cuidadoso tratamento psiquiátrico ou psicológico, desde que o paciente se lhe submeta com tranqüilidade e sem a pressa que costuma acompanhar alguns processos de recuperação da saúde mental.

O distúrbio de pânico encontra-se enraizado no ser que desconsiderou as Soberanas Leis e se reencarna com predisposição fisiológica, imprimindo nos gens a necessidade da reparação dos delitos transatos que permaneceram sem justa retificação, porque desconhecidos da Justiça humana, jamais porém, da divina e da própria consciência do infrator. Por isso mesmo, o portador de distúrbio de pânico não transfere por hereditariedade necessariamente a predisposição aos seus descendentes, podendo, ele próprio não ter antecessor nos familiares com essa disfunção explícita.
Indispensável esclarecer que, embora a gravidade da crise, o distúrbio de pânico não leva o paciente à desencarnação, apesar de dar-lhe essa estranha e dolorosa sensação.

Joanna de Ângelis
Da obra "Amor, Imbatível Amor".
Psicografado por Divaldo P. Franco.

2 comentários:

  1. estava a procura de blogs de textos e noticias espiritas de Araçatuba no google, quando encontrei este endereço. qual foi a minha surpresa ao ver que a postagem de hoje é sobre algo infelizmente familiar a mim, a sindrome do panico. Sofro com este problema há cerca de um ano, e venho tratando há 6 meses (antes fui a varios medicos, fiz varios exames, e não era detectado nada fisico). Estou tendo melhoras significativas há 3 meses, com medicação e mergulhando cada vez mais nos estudos da doutrina (que abracei há 5 anos). É muito importante essa explicação espiritual para a sindrome, pois o problema é mais comum do que se imagina, e a pessoa tende a achar que está louca, ou que tem algum problema físico sério. Um grande abraço e que Jesus sempre oriente seus trabalhos para atingir cada vez mais pessoas! :) Juliana Berce (julianaberce@terra.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez...
    Estou passando por esse desafio já faz mais de 10 anos, entre indas e vindas, sempre lutando e nunca perdendo a fé. Estou um pouco cansada de tudo isso, mas sempre tenho em mente que vai passar....Graças Deus tenho uma mãe e um pai que sempre estão me dando uma mão nas crises, e tb um marido que agora já entende o que se passa comigo e sempre está do meu lado.
    Esse é meu e-mail (catiaconceicao@hotmail.com), se álguém puder me ajudar, estou em uma fase um pouco difícil.
    Abraços.

    ResponderExcluir