segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Artigo: Muito além das competências

Muito além das competências



    Todos os professores anseiam por uma mudança radical que possibilite desenvolver competências em vez de passar conteúdos e fazer avaliações. Só que o rompimento do processo é gradual, mostrando resultados. Para isso é necessário muito estudo e práticas novas, mesmo tendo de cumprir os padrões exigidos pelo modelo atual-medieval.

    É preciso entender que somos seres espirituais e que as diferenças não combinam com padrões. Pensar nisso já é um começo para desconstruir aos poucos os velhos métodos, unindo forças e grupos que pensam a mesma coisa para exigir as transformações que já estão começando, mesmo que ainda não as percebamos.

    A burocracia existe, mas é necessário seguir novos modelos, procurando sempre avançar e não desanimar, nem se deixar levar pela revolta. O que vai resolver é a prática do conhecimento, rompendo barreiras, mesmo que isso tenha um custo elevado, pois os resultados compensam os desgastes e os enfrentamentos.

    É preciso forçar a ruptura, sim, e não apenas ficar reclamando das obrigações impostas pelo sistema, pois há teóricos e pensadores que mesmo com as melhores das intenções ainda não entenderam essa necessidade de transformação e de impor uma nova ordem pedagógica, ou como disse Divaldo Franco, uma nova psicopedagogia.

    Também não podemos exigir educação só para ricos ou esperar que o governo dê as ferramentas e os salários necessários para o trabalho dos educadores. Lutar por melhores condições é obrigação de todos, mas temos de ter a consciência de que educação cabe em qualquer lugar.

    Junto com essas reivindicações temos que nos doar com muito amor pelos pequenos seres que todos os dias estão à nossa espera para crescer como espíritos que vieram para evoluir.

    Ensinar a aprender e não apenas ensinar, despertando em cada indivíduo as suas potencialidades. Essa é a regra que o governo e o sistema, mais dia, menos dia, terão de engolir e apoiar.

    As imposições burocráticas marginalizam, levam ao fracasso e impedem as mudanças. O que deve ser mudado todos já sabemos. Quebrar o paradigma da educação como um todo é obrigação de quem quer evoluir. Temos de rever tudo. Só isso. Como fazer, é outra história que pode começar em nós mesmos, em nossas consciências e em nossas competências.

    A nova geração se recusa a aprender dentro dos velhos padrões da moderna educação.

    Sem entender isso, vamos continuar reclamando, deixando tudo como está

Eugenia Maria é professora, jornalista e pesquisadora.
Coordenadora do Projeto FloreSer :http://projetofloreser.blogspot.com/

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