domingo, outubro 11, 2009

Artigo: ESPERANÇA SE CONSTRÓI NO PRESENTE


Coronel Pedro de Amleida Lobo 

   História é ciência dos fatos acontecidos. Vamos a ela.
   Narra a Bíblia Católica e Protestante que naquele dia, em uma das sacadas do luxuoso palácio de Pôncio Pilatos, que dava frente ao enorme pátio onde o povo hebreu se acotovelava para publicamente julgar os destinos de dois prisioneiros. Jesus de Nazaré e Barrabás. Em dado momento essa autoridade, representando o imperador romano, determinou que o povo escolhesse por aclamação, quem deveria ser crucificado. A voz do povo decidiu que deveria ser Jesus de Nazaré. Neste ato. A voz do povo foi a de Deus?
    Para colonizar o Brasil o povo português aquietou-se quando soube que iria escravizar os negros africanos. Continuou nessa situação após tomar conhecimento de que aqueles pobres e coitados  viviam em condições subumanas. A voz do povo português foi a voz de Deus?
    A raça ariana, na pessoa do Adolfo Hitler, estabeleceu que deveria exterminar com pessoas de outras raças. É sabido que mataram milhões de seres humanos sem lhes darem mínimas condicionantes para se defenderem. A voz desse povo foi a de Deus?
   Quando o povo de uma nação levanta sua voz fomentando guerra. Essa voz é a de Deus.
   Por outro lado é válido perguntar:
Quando um Pais, principalmente onde no seio dos seus habitantes reinam misérias de todo tipo e as autoridades constituídas e representativas ignoram a existência delas e com mais agravantes, colaboram para que elas aumentem quer, aumentando seus salários polpudos salários, e vão mais além, criam mecanismo para se locupletarem como dinheiro público  a custa da miséria humana. A voz desse povo é a de Deus?
   Dentro dessa tese, está a esperança. Diz a voz do povo que a esperança é única que morre. Ledo engano. Ela jamais morrerá por ser uma das virtudes teologais, segundo Paulo de Tarso.
Essa palavra vem do grego com a seguinte composição:

theos= Deus
logos= palavra.

    Na prática as virtudes teologais são:
- Fé inabalável aquela que encara a razão face a face em todas as épocas da humanidade
- Caridade que se traduz em: benevolência para todos; indulgências para com as culpas dos irmãos; e perdão das ofensas
- Esperança morada sagrada dos nossos sonhos. Etimologicamente formada por sper = construção e ança= movimento
Portanto. Esperança é construção em movimento.
    É por isso que a esperança se constrói no presente. Depois poderá ser tarde demais. 
Cel Lobo                    

Cel. Pedro de Almeida Lobo é tenente coronel do exercito, Presidente do Grupo Espírita Amor e Paz, representante da Cruzada dos Militares Espíritas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (CME-MT/MS), dirigente e orador espírita em Campo Grande (MS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário