domingo, maio 09, 2010

O PRIMEIRO LIVRO DE CHICO XAVIER - Lançamento




O PRIMEIRO LIVRO DE CHICO XAVIER

Obra reúne fac-símiles dos primeiros manuscritos do mais
importante médium brasileiro


Os primeiros escritos de Francisco Cândido Xavier (1910-2002) poderão ser apreciados por seus milhões de admiradores a partir deste mês. No momento em que muito se discute a obra e a trajetória de Chico Xavier, cujo centenário de nascimento foi comemorado no último dia 2 de abril, a editora Vinha de Luz lança “Chico Xavier - O Primeiro Livro”, reprodução dos textos escritos pelo médium a partir de 1928. Inéditos, os cem manuscritos reunidos na obra estavam guardados com o sobrinho-neto do médium, Sérgio Luiz Ferreira Gonçalves, que em 2010 tomou a iniciativa de publicá-los. Entre outras raridades, o livro apresenta a primeira mensagem psicografada por Chico – e assinada por “João” – no dia 31 de outubro de 1928. Só agora a referida mensagem, apesar de ter sido guardada e conservada pelo próprio médium ao longo de sua vida, é revelada.

Subdividido nas seções Dos amigos e contemporâneos; Chico Xavier – versos por ele mesmo e Psicografia, onde estão reunidos 100 textos, a obra representa uma viagem ao início do século 20: através dos escritos nele reunidos, o leitor reencontrará o jovem que, já na década de 1920, sonhava com a publicação do que rascunhava. Segundo um dos organizadores da edição Geraldo Lemos Neto, editor da Vinha de Luz e grande amigo de Chico, os textos reunidos em O primeiro livro só sobreviveram ao tempo em função dos esforços do próprio médium: “Arrimo de família numerosa, ele trabalhava exaustivamente para ajudar em casa. Apesar disso, passava noites a confeccionar manualmente alguns livros. Irritado ao vê-lo desgastar-se madrugada adentro, seu pai, João Cândido Xavier, costumava queimar os textos que encontrava. Em função disso, de todas as produções daquele período, Chico Xavier conseguira salvar e guardar apenas os escritos agora reunidos em O primeiro livro”. 

Poemas autorais
Além dos textos de amigos e contemporâneos de Chico Xavier e das mensagens psicografadas, há no livro versos curiosamente assinados pelo próprio médium mineiro. Trata-se de poemas da juventude, quando os espíritos ainda não se identificavam, situação que, segundo especialistas, é comum à trajetória de quase todos os psicógrafos principiantes. Em O primeiro livro também estão os trechos das belíssimas cartas que Manuel Quintão, à época vice-presidente da Federação Espírita Brasileira, escreveu a Chico Xavier naqueles primeiros tempos de descoberta: “O que eu não creio é que tais versos sejam originariamente seus. Até lá não levo as prerrogativas do subconsciente. Ainda mesmo com os seus dotes poéticos em jogo mediúnico, e sem embargo de uma saturação profunda da técnica do poeta – detalhe que omite — não julgo exequível um tão acendrado personalismo. Sugestão? Sim, tudo é sugestão; mas, bem entendido, sugestão mediúnica.” (22/09/1931).

Por isso é que, nos primeiros escritos de Chico, encontram-se poemas que, mais tarde, seriam publicados pela Federação Espírita Brasileira em “Parnaso de além-túmulo”, uma coletânea de poesias que apresentou um conjunto de poemas atribuídos a conhecidos poetas, como Augusto dos Anjos e Olavo Bilac, e que inaugurou sua monumental tarefa mediúnica, composta de 460 livros publicados.

O trabalho de edição do Primeiro livro primou pela qualidade gráfica, todo composto de papel couchê 150g também revela a delicada caligrafia de Chico Xavier. A renda das vendas da edição será revertida para o Grupo Espírita Scheilla, instituição fundada há 56 anos a pedido de Chico Xavier em Pedro Leopoldo.

Editora Vinha de Luz
Editora criada em 2003 por Geraldo Lemos Neto com o objetivo de dar continuidade às edições de obras inéditas da lavra mediúnica de Chico Xavier. Inicialmente vinculada à Fraternidade Espírita Cristã Francisco de Assis, de Belo Horizonte, a partir de 2010 ela faz parte das atividades da Casa de Chico Xavier e do Grupo Espírita Scheilla de Pedro Leopoldo. Nestes sete anos de Vinha de Luz, 14 livros foram publicados. Agora, o grande desafio da editora é publicar, também, para o público leigo.

Lançamento Chico Xavier - O primeiro Livro
Organização Geraldo Lemos Neto e Sérgio Luiz Ferreira Gonçalves
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário