quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Amizades Virtuais e a Rede Social

Amizades Virtuais e a Rede Social

Há, no mundo moderno, muita falta de amizade! O egoísmo afasta as pessoas e as isola. A amizade as aproxima e irmana. O medo agride as almas e infelicita. A amizade apazigua e alegra os indivíduos. A desconfiança desarmoniza as vidas e a amizade equilibra as mentes, dulcificando os corações”, diz Joanna de Ângelis no livro Momentos de Esperança, por Divaldo Pereira Franco.
            Em nossos dias, as chamadas amizades virtuais formam uma realidade inegável. Conhecer pessoas pela rede mundial de computadores tornou-se fácil, agradável e em certos casos arriscado, mas também gratificante.
Em nenhum outro país as redes sociais on-line têm alcance tão grande  quanto no Brasil, com uma audiência mensal de 29 milhões de pessoas, segundo informações da  Revista Veja, edição de julho de 2009.
            Por definição, uma rede social on-line é uma página internet em que se pode publicar um perfil de si mesmo, com fotos e dados pessoais, e montar uma lista de amigos que também integram o site.
A busca de amizades virtuais tem aumentado muito, pois as pessoas passam maior tempo em seus lares, seja por fuga ou por falta de tempo, devido à correria do dia-a-dia.
            O Movimento Espírita não é exceção. Não faltam, na internet, sites e blogs que divulgam a doutrina codificada por Allan Kardec. Uma dessas ferramentas de divulgação é a Rede “Amigo Espírita”, que completará dois anos amanhã (24), em trabalho desenvolvido a partir de Auriflama/SP.   Atualmente, conta com mais de 4.520 seguidores cadastrados, que participam trocando experiências e conhecimentos.
            Em clima de total cordialidade, os amigos cadastrados usam, dentro do portal, as mais variadas opções, para conhecer melhor a Doutrina Espírita e fazer novos amigos virtuais, muitos dos quais já se conheceram pessoalmente em seminários, palestras ou encontros espíritas.
            Nos primeiros dias de atividades, tivemos um fato interessante relatado por um dos membros, que é uma cidade do interior de Minas Gerais e adicionou uma pessoa que mora em Portugal. Poucos dias depois conversaram pelo MSN.
Ela disse à nova amiga, que tinha um grande amigo que veio de Portugal com a família e estavam residindo em sua cidade. Eles ficaram, inclusive, hospedados em sua casa por quase dois meses.
Ao saber o nome do conterrâneo, amiga de Portugal caiu num pranto sentido e, após informações mais detalhadas, contou à amiga mineira que há mais de dez anos procurava por esta pessoa. Depois de alguns desencontros, eles finalmente poderam manter novos contatos.
Graças às amizades virtuais por meio da Rede Amigo, eles se reencontraram. O sentimento de gratidão foi marcante por parte dos amigos portugueses.
 A troca de informações é intensa na Rede Amigo Espírita, com publicações diárias de textos, vídeos, áudios e outras formas de divulgação, que visam ampliar o conhecimento sobre o Espiritismo. Também são abordados assuntos não doutrinários, analisados sob a ótica espírita.       
            A administração da rede social zela pela qualidade doutrinária do material publicado, para manter a fidelidade aos postulados. O cadastro e a participação são gratuitos.
Aproveito para convidar os leitores a participar deste canal de interação, de troca de conhecimentos e de experiências. E que tem se caracterizado como uma contribuição importante para enriquecer a vivência evangélica entre todos nós, seres humanos, e para construção de novas amizades.
Inicialmente virtuais. E que, a exemplo das afirmações de Joanna de Ângelis, aproximam e irmanam, apaziguam e alegram, equilibram as mentes e dulcificam corações. Esse é o caminho: www.amigoespirita.ning.com Sejam bem-vindos, amigos!

José Aparecido dos Santos é dirigente na USE (União das Sociedades Espíritas) Regional de Araçatuba, em Auriflama, e descreve esta Face Espírita para publicação exclusiva na Folha.

Artigo publicado na Edição nº 12086 do Jornal Folha da Região (Araçatuba/SP) de 23/02/2011

5 comentários:

  1. Recomposição literária do seguinte título bíblico:
    (EC.) – ECLESIASTICO: JESUS, FILHO DE SIRAC: ELOGIO À SABEDORIA: (AR.45.4)
    (O Espírito da Verdade confirma a existência deste Santo Elo, ao recompormos as 45 letras e 4 sinais acima, à saber):
    E CRISTO, O FILHO DE DEUS, JÁ SABIA AGIR A SI E ELOS E CICLOS: (IL.45.4)

    ResponderExcluir
  2. Recomposição literária do seguinte título bíblico:
    (EZ.) – EZEQUIEL: A VISÃO DOS QUATRO QUERUBINS: (ES.5.2) – É AZUL: (AR.37.5)
    São 37 letras e 5 sinais que geram a luz deste saber:
    O QUE NÃO QUIS TER BOA VIDA QUIS SER LUZ: E É A LUZ: (IL.37.5)

    ResponderExcluir
  3. JESUS CRISTO LIVRA A FAMILIA TERRENA DO MAL DO ABORTO COM O PODER DA FÉ: (ES.57.2) - (LE.6.1) – Há um mal que vi debaixo do sol, e que pesa sobre os homens: (DT.13.11) – E todo o Israel ouvirá e temerá, e não se tornará a praticar maldade como esta no meio de ti; (JR.15.5) – pois quem compadeceria de ti, ó Jerusalém? (LE.5.18) – Eis o que eu vi: (EC.25.26) – Toda a malicia é leve em comparação da malicia da mulher, sobre ela caia a sorte dos pecadores: (ÊX.32.31) - Ora, o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro: (SL.57.2) – Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa: (LM.2.20) – Vê, Senhor, e considera a quem fizeste assim! Hão de as mulheres comer o fruto do seu carinho? Ou se matará no santuário do Senhor, o sacerdote e o profeta? (JÓ.10.18) porque, pois, me tiraste da madre? Ah! Se eu morresse antes que olhos nenhuns me vissem; (JÓ.81.16) – ou, como um aborto oculto, eu não existi ria, como crianças que nunca viram a luz:(JÓ.5.4)–Os seus filhos estão longe do socorro, são espezinhados as portas e não há quem os livre: (LE.8.11) – Visto como não se executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal: (HC.2.2) – O Senhor me respondeu e disse: (IS.7.7.) – Isto não subsistirá nem tampouco acontecerá: (ÊX.23.26) – Na tua terra não haverá mulher que aborte, completarei o numero dos teus dias; (1CO.15.45) – pois assim está escrito:(AR.916.64)

    (Na pagina 156 da Bibliogênese: São 973 letras e 56 sinais que revelam isto):

    Eu sou o Espírito do Senhor Deus, do vosso Pai Eterno, que testei as almas dos filhos de Adão e Eva na minha Lei, e que hoje diz a verdade aos Homens e as Mulheres, na ação de um Santo Profeta que crê, ama, luta e tem falado por mim: Escutai, entendei, amai e lutai; pois haverá bom futuro no Homem que se faz filho do amor, e que se levanta como esse Ser Espiritual iluminado, como o Cristo: Agora existe outro Cristo com o poder do seu Deus, e não haverá mais a malicia do diabo, nem o abominável mal do aborto; porque aqui o Filho do Homem decreta e promulga esta sentença na Santa Lei de Deus: Quem praticar o aborto na obra da criação, cometerá uma loucura e um pecado imperdoável, pois o aborto provocado será considerado como crime de morte na terra do futuro povo Cristão: Então, tanto os homens como as mulheres já passaram a ser pecadores conscientes à luz do saber de Israel, e também não poderão escapar da mão do Senhor, como execu-tores desse crime: Testemunhai que Cristo veio ensinar aos Cristãos como executar as nossas leis e estatutos, e a espiritualizar as almas das crianças, ao ler à si: O Senhor Deus provou aos Homens e às Mulheres que eu existo como o Cristo? E seguireis o nosso Espírito que não morrerá! (IL.973.56)

    ResponderExcluir
  4. Recomposição literária da seguinte parábola:
    (AP.3.7) – ESTAS COUSAS DIZ O SANTO, O VERDADEIRO, AQUELE QUE TEM A CHAVE DE DAVI, QUE ABRE, E NINGUÉM FECHARÁ, E QUE FECHA E NINGUÉM ABRIRÁ: (AR.100.8)
    (São 100 letras e 8 sinais que revelam verdades do Guia dos Guias Espirituais, à saber):
    FIZ UM SANTO GUIA DOS GUIAS, QUE SE CHAMA ARNALDO RIBEIRO, QUE TEM FÉ E SABE VIVER, QUE ENTENDE, QUE CONHECE A VERDADE, E A ACHARÁ: (IL.100.8)

    ResponderExcluir
  5. D I V I N A C O N V O C A Ç Ã O
    (MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7) DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22) ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com a criação do Reino de Deus na terra:
    (MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21) FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA:
    (RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO: (HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO: Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel e no Site: arnaldoouisrael: (TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

    ResponderExcluir